O empreendedorismo na juventude em Moçambique.
Falar de empreendedorismo é falar de iniciativas que visam implementar novas ideas ou melhorar técnicas de operacionalização de um negócio já existente.
É preciso que os jovens parem de se iludir, a formação superior, ainda que feita na diáspora não é um passaporte com #visto =visa para a entrada no mercado do trabalho, sobretudo para o Estado.

É preciso que cada um dos jovens comece a olhar sobre formas de como aproveitar os conheimentos obtidos no curso para gerar autoemprego ou postos de emprego. Não estamos a falar somente dos que fazem economia, gestão empresarial, estamos a dizer que todos cursos, quando aproveitados com atenção, foco, dedicação e perseverança é possivel desenvolver um empreendedorismo, como é o caso do empreendedorismo social.

Os jovens devem aprender a criar relações positivas e duradouras de forma que essas #networking ajudem no melhoramento do seu negócio e na divulgação do mesmo. Pois, Sozinho podemos ir depressa, mas se quisermos ir mais longe, temos que aprender a valorizar o trabalho em equipa.

Temos que considerar que haveão sempre desafios, mas o mais importante é apresentar-se firmes para superar, se estamos a trabalhar em grupo, de nada vai adiantar, discutir quem é o culpado de isto ou aquilo não ter dado certo, muito pelo contrário, estaremos a perder tempo e energias que poderiamos canalizar para trabalhos frutíferos.


#AMAVconselhos

Comments

Popular posts from this blog

KULAYA: uma tradição milenar que mata as mulheres

O estupro em casa do meu cunhado-parte2

Fui abusada sexualmente: as noites sangrentas em casa do meu tio